Email Marketing: história, termos e elementos básicos de uma campanha

Por Box Ideias em 18/10/22

Verdade seja dita, existem dois tipos de pessoas no mundo: as que verificam todos os emails possíveis e amam se inscrever em várias listas de newsletter e promoções, e aquelas que conferem seus emails só às vezes, quando estão esperando algo específico. Se identificou com um deles, né?

Bom, seja qual for o seu hábito, no meio disso tudo você certamente já recebeu pelo menos 1 email marketing na vida. Esse método já se tornou parte da rotina dos “marketeiros” e, percebendo ou não, esses conteúdos não chegaram até sua conta por acaso.

Apesar de muitos acreditarem que ele entrará em “extinção” em breve, o email marketing continua sendo um poderoso meio de comunicação entre marcas e pessoas.

E, se você quer entender mais dessa ferramenta tão usada atualmente, cola com a gente que vamos explicar alguns fundamentos básicos para te familiarizar no universo de possibilidades que ela oferece.

Resumão da História

Antes de mais nada, como essa ferramenta surgiu?

O surgimento da internet

“Começando do começo”, a internet que conhecemos (e amamos) foi criada lá no final da década de 60 para ser uma rede estratégica de compartilhamento de informações militares sigilosas durante a Guerra Fria, e tinha o nome de Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network).

A primeira mensagem online da história

Já em 1969, o primeiro envio de uma mensagem online aconteceu, quando o professor Leonard Kleinrock e seu aluno Charley Kline, ambos da Universidade da Califórnia, tentaram enviar a palavra ‘Login‘ para o computador de Douglas Engelbart, aluno do Stanford Research Institute. O curioso é que, por conta de uma falha no sistema durante o envio, apenas a sílaba ‘Lo‘ chegou ao destinatário.

Claro, esse não era o resultado esperado, mas o importante é que essa conquista representou o início do desenvolvimento de uma nova perspectiva de comunicação direta.

Leonard Kleinrock com o primeiro Interface Message Processor. Créditos da imagem: Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

A criação do email

Dois anos depois, o programador Ray Tomlinson, doutor pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), criou um sistema de correio eletrônico e enviou os primeiros emails na ARPANET: primeiro para si mesmo e, depois, para os membros da equipe com instruções de como usar essa nova ferramenta.

Ah, e ele também estabeleceu o uso do famoso ‘@’ após o nome do usuário para especificar o domínio da mensagem, que é usado até hoje.

Ray Tomlinson com o símbolo que eternizou a sua história. Créditos da imagem: Scriptutex.

O primeiro spam da história

Aos poucos, diferentes setores da indústria passaram a ter acesso à inovadora forma de comunicação online. Até que uma mente brilhante resolveu enviar o primeiro spam da história. Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corporation (DEC), decidiu enviar a mesma mensagem para o email de centenas de pessoas simultaneamente, divulgando a inauguração das lojas da empresa em que trabalhava.

Sim, ele se tornou o pioneiro não apenas do spam, já que as pessoas não tinham autorizado ou não estavam cientes do recebimento da mensagem, mas também do Email Marketing: as vendas, de fato, aumentaram.

De lá pra cá, muita coisa mudou, principalmente no ramo da tecnologia. Atualmente essa estratégia de marketing possui infinitas possibilidades e se você, que começou a se aprofundar nelas, viu por aí algum termo e não fazia ideia do que se tratava, a gente te ajuda.

Bora entender algumas coisas básicas?

Dicionário do Email Marketing

Leads

O lead é uma pessoa que demonstrou interesse em determinado segmento ou produto/serviço de alguma forma e, para saber mais a respeito dele, forneceu algumas informações de contato para uma empresa. A partir daí, ele se torna um consumidor em potencial da lista de contatos dessa marca, ou seja, um lead.

Persona

Resumindo, a persona é a personificação do cliente ideal de uma marca, que pode ter uma ou mais descrições. Diferente do público-alvo, ela é muito mais específica, detalhando características que vão além dos dados demográficos, como nome, sonhos, objetivos de vida, hábitos de consumo, rotina, gostos pessoais, áreas de interesse, desafios diários, hobbies e até história pessoal.

Landing Pages

“Páginas de destino” ou “Páginas de pouso”. O nome já mostra o objetivo: ser uma área específica em que as pessoas são direcionadas à “pousar” e realizar alguma ação. Elas geralmente são bem simples para que o foco seja o que está sendo ofertado/pedido, e são muito usadas para a coleta de informações de contato na estratégia do email marketing.

Por exemplo: uma pessoa vê um anúncio de um ebook interessante no Instagram, clica no link e “pousa” em uma Landing Page que o direciona à preencher um formulário com seu e-mail em troca do ebook. Pronto, consumidor transformado em lead.

Mailing

É tipo uma base de leads, porém específica para os contatos de e-mail de uma marca. Em outras palavras, o seu mailing é a sua base de e-mails, que pode ser organizada e categorizada de diferentes maneiras, como a divisão entre leads e clientes, ou entre contatos que estão no topo, meio e fundo de funil, por exemplo. A categorização ajuda a segmentar melhor o envio dos conteúdos.

CTA

Call To Action = chamada para ação. É basicamente o convite ao usuário para a realização de algo: compre, leia, clique, aproveite, etc. Em uma estratégia de email marketing, o CTA geralmente aparece no fim do conteúdo, conectado a algum link que direciona o usuário.

CTR

Click Through Rate = Taxa de cliques. É basicamente a proporção entre o número de visualizações e o número de cliques nos links de um e-mail marketing, para calcular o sucesso do conteúdo/campanha. Essa taxa é calculada dividindo o total de cliques pelo total de visualizações.

Bounce rate 

Bounce rate = taxa de rejeição. Essa métrica indica a porcentagem de endereços de email que não receberam o conteúdo enviado em uma campanha, geralmente porque os servidores retornaram o email.

ROI

Return Over Investiment = retorno sobre o investimento. Utilizada em diversos tipos de campanhas de marketing, essa taxa busca calcular a proporção entre o valor alcançado pelos resultados de uma campanha e o valor investido para que eles pudessem ser alcançados. Basicamente, saber: valeu a pena?

CAPEM

Código de Autorregulamentação para Prática de E-mail Marketing. Como o nome já diz, é um compilado de normas que regulam essa estratégia, buscando criar boas práticas de envio com profissionalismo e credibilidade.

Elementos Básicos De Um Email Marketing

Realmente, o email marketing é o canal direto com a sua “audiência”, mas não pense que é só disparar um monte de email para diversos contatos de uma só vez não, viu?

Além de não ajudar em nada, fazer isso ainda atrapalha a ideia principal da estratégia: conquistar possíveis clientes através de conteúdos personalizados para cada perfil, segmento, e etapa do funil de vendas.

Essa ligação direta com o consumidor costuma ser mais complexa do que parece, pois seu sucesso demanda pesquisas, produção de conteúdo e claro, acompanhamento dos processos e resultados. E é por isso que é essencial pensar em cada detalhe da estrutura de uma campanha de email marketing:

– Quem:

Quem está enviando o email? O conteúdo está seguindo a linguagem e identidade da marca? Para quem esse email está sendo enviado? O conteúdo faz sentido para essa segmentação de público? É interessante para esse tipo de perfil?

– O que:

O que será comunicado por meio do email? Qual é o assunto do conteúdo? Está claro para o leitor?

– Como:

Como esse assunto será comunicado? Como será desenvolvido ao longo do texto? Serão usados elementos visuais? Como as informações e elementos serão organizados?

– Quando:

Quando esse email será enviado? Qual o dia e horário? Qual a frequência de envio de uma campanha que possui mais de um email? Quais datas especiais e comemorativas podem ser aproveitadas na campanha?

– Por que:

Por que esse conteúdo precisa ser enviado por email? Por que essa parece ser a melhor estratégia? Quais são os motivos específicos para a escolha do email marketing na comunicação desse conteúdo? Por que esse assunto, essa data e essa base de mailing?

– Para que:

Qual é o objetivo final da respectiva campanha? O que você deseja que o receptor do email faça após sua leitura? Conversão, venda, tráfego no site, relacionamento, feedback, branding, notícias ou outro? Qual CTA melhor se encaixa para alcançar esse objetivo?

– Onde:

Para onde o leitor do email será direcionado? Está claro para onde ele estará sendo guiado ao clicar no link do CTA?

Acredite, uma mensagem estruturada e bem direcionada que chega no momento certo tem muito mais chance de ser vista com mais cautela do que uma que surge aleatoriamente na caixa de entrada.

Sim, o email marketing ainda é uma estratégia muito eficaz mas, vale lembrar que ele infelizmente não é uma fórmula mágica para gerar bons resultados: para cada segmento, objetivo e público, existem táticas diferentes com milhares de variáveis possíveis.

Para acompanhar o mundo do marketing digital, que se renova e surpreende a cada dia, é preciso evoluir junto com ele. Estar atualizado será o diferencial para o sucesso nesse ramo.

E se você se interessa por esse tipo de conteúdo ou quer conhecer mais sobre o nosso trabalho, continue nos acompanhando nas redes sociais e aqui em nosso blog!

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