Futuro vs IA: veja como a inteligência artificial está revolucionando o marketing digital
Por Box Ideias em 14/03/23
Se você costuma navegar pelas redes sociais provavelmente já viu algo sobre inteligência artificial, ou IA para os íntimos. Pois é, a presença dessa tecnologia no nosso dia a dia deve ser cada vez mais comum, já que ela tem se tornado popular entre as empresas, ajudando a melhorar seus processos e resultados.
Em relação ao marketing digital, ela já tem desempenhado papéis muito importantes, auxiliando na otimização do desempenho das campanhas e elaboração de conteúdos.
O potencial da inteligência artificial é tão grande que ela pode ser utilizada inclusive para aumentar a lucratividade. Por meio da análise de dados, é possível detectar padrões e comportamentos que podem ser usados para criar campanhas mais eficazes, monitorar os hábitos de compra dos clientes e, com base nisso, criar campanhas publicitárias direcionadas para estimular as vendas.
![](https://media.giphy.com/media/v1.Y2lkPTc5MGI3NjExZWEwNzhjNWZkM2I2YzY4MTI5Yzc0MTQ0Zjc2NmY5MGE1ODJhNWY3MCZjdD1n/l3q2t2KAyvxy9xBe0/giphy.gif)
Mas antes de mergulhar mais a fundo nos detalhes de usabilidade da inteligência artificial para o marketing digital, vamos primeiro entender exatamente o que ela é: a IA é simplesmente um ramo da computação que busca recriar a inteligência humana dentro de computadores e máquinas. Isso inclui as capacidades de aprendizado, raciocínio e tomada de decisão, atividades que normalmente realizamos como seres humanos.
“Então ela substitui o trabalho humano?”
A resposta é NÃO. Na verdade ela surge como um importante suporte para otimização de processos e resultados, como explica nossa Coordenadora de Marketing, Marina Couto:
![](https://boxideias.com.brwp-content/uploads/2023/03/marina-150x150.jpg)
“Acredito que o maior potencial da IA é alcançado quando unimos a inteligência artificial com a inteligência humana para termos o melhor dos dois mundos. A IA, como uma máquina treinada, será muito mais ágil em analisar grandes volumes de dados/imagens e identificar padrões, mas ainda é a inteligência humana que fará o refinamento das propostas, monitorando e adequando as individualidades de cada marca às estratégias.”
E como dissemos lá no começo, a inteligência artificial vem impactando significativamente o marketing digital. Muitas empresas estão usando essas ferramentas para criar conteúdo personalizado, automatizar tarefas manuais e melhorar o resultado de suas campanhas de marketing. Dá só uma olhada em outras possibilidades dessa tecnologia:
Geração de conteúdo personalizado
Esse fator é cada vez mais necessário nas estratégias de marketing, e com ajuda da IA as empresas podem criar conteúdos que sejam relevantes para cada usuário.
Automatização de tarefas manuais
A inteligência artificial está se tornando também uma importante aliada na automatização de tarefas manuais, desde a segmentação até a análise de dados. Isso dá às equipes de marketing mais tempo para se concentrar em outras questões importantes, como criar conteúdos e planejar ações de marketing mais eficazes.
Otimização de campanhas de marketing
Com a IA, as empresas podem otimizar suas estratégias com a análise de dados, identificando tendências, padrões e insights relevantes que podem ajudar a melhorar o desempenho das campanhas de marketing.
Melhoria da experiência do usuário
Além de tudo isso, essa tecnologia pode também ajudar empresas a melhorarem a experiência do usuário, através da entrega de conteúdo mais relevante e personalizado para o público.
E aí, deu para perceber que essa é uma novidade que veio para ficar, né? Por isso, não se assuste, será cada vez mais comum ver essa ferramenta fazendo parte da rotina de diversos profissionais e áreas, como já acontece nos EUA e Ásia enquanto aqui no Brasil, além da área de tecnologia e marketing digital, ela tem sido empregada principalmente em setores de atendimento ao cliente, eventos e saúde. Mas embora seja uma forte, e quase irreprimível, tendência, ainda teremos que superar alguns desafios até sua total implementação no mercado, tópicos relacionados a custos e investimentos, capacitação e competências técnicas, integração, estrutura e, claro, segurança, discussão diretamente conectada a privacidade de dados e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Ainda tem muita coisa pra acontecer antes das máquinas dominarem o mundo (será?), e a melhor forma de se preparar para usufruir dos potenciais da IA é conhecendo e utilizando cada vez mais esse recurso, então, uma dica: fique de olho nas nossas redes, porque esse tema é um dos nossos favoritos e vai ter sempre coisa boa saindo por aqui. Acompanhe nosso blog e até mais.