Universo em uma caixa: #NossaHistória – Box Ideias
Por Box Ideias em 22/08/22
O que uma pessoa que desenhou a “caça de ontem” na parede de uma caverna na pré-história e outra que, milhares de anos depois, postou a foto de um prato de comida #fitness e #semfiltro no story de seu perfil no Instagram têm em comum? Calma, isso não é uma charada que o tio conta no churrasco de família. A real é que, desde o início, seja para sobreviver na floresta ou para simplesmente compartilhar com seus seguidores que a dieta começou (de novo), o ser humano sempre encarou o mesmo desafio: se comunicar.
Não existiria sociedade se não fosse a comunicação, e a gente não tá exagerando: nossa constante evolução só acontece porque somos capazes de nos relacionar, compartilhar ideias e criar conexões. O tempo todo transmitimos e respondemos a alguma mensagem e a única coisa que muda é que, ao mesmo tempo em que a sociedade se transforma, a comunicação também se transforma. O que antes era limitado se expandiu e hoje nos comunicamos até com as marcas.
O que fazia parte apenas das relações sociais, hoje se tornou uma paixão e profissão. E é no meio disso tudo que uma caixa cheia de ideias e um universo de possibilidades surgiu em 2016. Naquele ano, a Box Ideias estava apenas começando.
O “Big-Bang” desse universo
A nossa história já estava sendo escrita 2 anos antes da empresa existir oficialmente. Raphael Oliveira e Rodrigo Prata, cunhados e sócios, conduziam uma agência focada em serviços de design, juntamente com um outro parceiro publicitário, quando um contratempo surgiu e os levou a mudar de direção. Então, os dois decidiram criar uma nova empresa juntos, em 2016. Dessa vez, mirando no marketing. Com o Rapha no comercial e o Rô no atendimento, surgiu aquela sensação de que falta algo, sabe?
Não foi preciso procurar longe. Erivam Bandini, um publicitário que trabalhou com eles na antiga agência, como freelancer, completou o trio com a especialização na área da comunicação que eles buscavam. 3 perfis totalmente diferentes, 3 especialidades diferentes, 3 amigos diferentes, com o mesmo sonho de criar algo novo.
“Na época, seguimos literalmente a frase ‘os opostos se atraem.’”
– Raphael Oliveira
Rapha, Rô e Eri. Um contador apaixonado pela área comercial, que também foi conquistado pelo marketing, um administrador que sempre foi apaixonado por publicidade e comunicação, e um publicitário que ama trabalhar (até demais). Cada um adicionou um pouco de seu conhecimento e personalidade na empresa que estavam criando. Um reflexo de quem são e do que acreditam. Do pessoal ao profissional. Das relações humanas às relações de negócios.
Porém, em meio à correria do planejamento, já com alguns clientes da antiga agência e muita coisa para resolver, eles ainda tinham que tomar uma grande decisão: como a nova marca iria se chamar? E vamos de brainstorming: “curto, dinâmico e fácil de memorizar”, essas características guiaram as várias sugestões que surgiam e somavam ainda mais indecisão nas reuniões. Até que, entre diversos nomes, “Box Ideias” se destacou – ou apenas Box, para os mais próximos (😎). Nome decidido. “Caixa de Ideias” criada.
Acontece que se você nos perguntar o motivo por trás dessa escolha, a resposta vai ser literalmente “não tem porquê”. Sim, isso pode parecer meio incomum para uma agência de marketing que gosta de pensar em todos os detalhes e conceitos de cada job realizado. Mas esse é um dos grandes motivos que tornam a Box tão diferenciada: a “caixa” foi idealizada, criada e aberta, e só assim foi possível começar a explorar e expandir o universo de possibilidades que se encontra dentro dela. Em outras palavras, o conceito por trás do nome, da cultura da empresa, e basicamente de tudo o que envolve sua identidade e o que significa “ser Box”, não foi limitado à uma única definição pensada lá no início da empresa. Ele apenas começou ali. É algo em constante expansão.
A Box Ideias se cria, se transforma e se descobre constantemente desde sua criação (tipo o universo mesmo, pegou a referência? 😜). Assim, do sonho de criar a própria empresa, abençoar vidas e transformar o mercado da comunicação, começamos a explorar a “caixa de ideias”. E precisamos te dizer que, desde então, MUITA coisa rolou.
Revezando entre a casa do Rapha e do Rô, o primeiro ano de empresa foi marcado por escritórios improvisados em casa e a mudança do Eri para Portugal. Sim, um dos sócios foi parar em outro país para estudar e seguiu trabalhando de lá até o final de 2017, se adaptando à diferença de 4 horas a mais no fuso horário. E ele levou a frase “trabalhe enquanto eles dormem” muito à sério: acompanhava o nosso horário comercial (8h às 18h) que corresponde ao intervalo das 12h às 22h de lá, mas já começava seu dia às 8h, enquanto por aqui ainda era madrugada. Ou seja, era trampo das 8h às 22h!
Entre muito trabalho, adaptações, desafios, aprendizados, erros e acertos, conquistas, cases de sucesso e, claro, muita vontade de crescer e fazer os outros crescerem, a Box foi expandindo cada vez mais. Do escritório improvisado na casa do Rapha e do Rô, para uma nova sede própria de 220,29 mt² no centro de Maringá-PR. De 4 clientes para mais de 200 marcas que já contaram com os serviços da empresa. De apenas 3 pessoas vestindo a camisa da Box para mais de 50 colaboradores pelo Brasil. Novas metodologias, novos serviços, novos processos… Vivemos o novo todos os dias. Criamos o novo todos os dias.
Que mensagem essa caixa carrega?
Cada experiência vivida na Box é palco para novas descobertas que desenvolvem nossa cultura, identidade e principalmente o nosso propósito:
“O que nos move é a vontade de crescer. Crescer com pessoas.”
– Rodrigo Prata
Esse é o combustível que nos impulsiona a trabalhar. Crescer e fazer crescer. Tudo pode ser desenvolvido e aperfeiçoado. E tudo começa e termina com pessoas. É a partir disso que construímos nossa mensagem, nossa visão e nossos valores. Por meio desse entendimento e propósito, nos dedicamos à construção de um relacionamento interno e externo focado nas pessoas, garantindo a diversidade, acreditando no potencial de todos e enxergando quem somos e quem podemos nos tornar juntos: agentes da transformação. E é por meio da comunicação cada vez mais forte e influente, que alcançamos esse crescimento mútuo e um futuro transformado.
Se hoje as empresas deixaram de ser “apenas empresas” para se tornarem meios de conexão, é promovendo um diálogo justo, inclusivo e criativo entre pessoas e marcas que transformaremos a comunicação. Assim, usando nossos dons, talentos e habilidades, potencializamos e auxiliamos a adaptação daqueles que acreditam no que fazemos. É uma via de mão dupla para o crescimento.
Pensar dentro ou fora da caixa?
Mas então, se somos uma “caixa de ideias”, nós pensamos “dentro da caixa”? Sim, mas isso é diferente do que você pode estar imaginando. Aqui, a gente entende o valor do famoso ditado “pense fora da caixa”. Buscamos o novo com criatividade para ressignificar a realidade. Porém, também sabemos que, para isso, é preciso primeiro olhar para dentro: entender nossa realidade para transformá-la. Pegou a visão? 👀 A transformação começa de dentro para fora e é explorando o universo de possibilidades e ideias que temos na Box que levamos o novo para “fora”.
Ah, e não pense que isso pode nos limitar: a nossa “caixa” é diferentona. Ela não é quadrada e nem nos separa do que está “fora”. Na verdade, ela é expansiva, multiforme e multidirecional, e a partir dela nos conectamos com o mundo e suas possibilidades. Estamos sempre de olho no que acontece à nossa volta, trazendo inspirações, referências e ideias para o nosso universo que se adapta e se desenvolve constantemente, onde encontramos a liberdade para criarmos do nosso jeito.
A Box Ideias foi criada, mas não foi terminada e nem totalmente descoberta: sempre criamos novos caminhos e maneiras de “ser e pensar Box”. Dentro e fora da caixa. De dentro para fora.
Então, o que é a Box Ideias?
Tá, a gente falou, falou e falou, e agora você quer saber: o que é a Box Ideias, né? Não estaremos mentindo ao afirmar que a Box é uma agência de marketing e tecnologia para e-commerce, que rompe barreiras de comunicação e se adapta aos cenários do mercado criando soluções criativas para vários negócios pelo mundo. Mas esse trabalho, que viaja pelas possibilidades da comunicação, começa em um lugar: na nossa equipe. Muito mais do que o que fazemos, a Box é o que somos.
Profissionais de diferentes áreas, estilos, dons, talentos e personalidades, que trabalham pela evolução do outro e compartilham um pouco de si em cada experiência e trabalho. Um time.