Produzir conteúdos publicitários pode ser fácil?
Por Box Ideias em 05/08/22
#RespondeAíBox
Assim como muitas áreas da comunicação, a publicidade também mudou, e muito! Hoje em dia, tudo se renova, transforma ou surge em alta velocidade e a soma desse grande fluxo de informações com a famosa correria do dia a dia resulta na falta de tempo, pouca paciência ou, até mesmo, desinteresse das pessoas para acompanhar e se aprofundar em determinados assuntos. Por isso, produzir conteúdos relevantes e, principalmente, bem direcionados, é mais que uma estratégia, é uma necessidade.
Pra te explicar melhor a importância dessa questão, vou usar um exemplo, digamos, familiar. Você, que está lendo esse blog, certamente tem suas preferências na hora de consumir qualquer tipo de material, né? Quando eu falo assim, me refiro a toda e qualquer coisa que possa chamar a sua atenção de alguma maneira, seja por vontade, utilidade ou curiosidade. Dessa forma, assim como você provavelmente possui um foco de interesse nas mensagens objetivas e subjetivas que te encontram no “mundo real”, suas pesquisas, acessos e comportamento no “universo do consumo” também serão específicos: pesquisamos e procuramos o que é relevante para nós.
O que eu quero te mostrar com tudo isso é que se você já clicou em um anúncio só pra saber mais sobre algum produto ou parou pra ler um outdoor porque algo ali te atraiu, saiba que você, como público-alvo, foi atingido com sucesso. E isso só foi possível porque um conteúdo relevante chamou a sua atenção!
Agora, antes de explorarmos os pontos práticos da criação de conteúdo, vou explicar um pouco do que acontece antes dela. Afinal, qual é a realidade por trás das produções?
Para começo de conversa, não adianta só ser visto, é preciso ser entendido para ser lembrado. Isso quer dizer que as pessoas devem se sentir atraídas por aquilo que estão consumindo. É por isso que, além de identificar o cliente em potencial e a mensagem a ser transmitida, é preciso despertar o interesse dele. E isso só é possível entendendo suas principais necessidades. Assim:
Descubra quem é a persona do seu público
O melhor recurso para uma abordagem de conteúdo certeira é conhecer a persona do cliente. Ou seja, entender suas particularidades, personalidade, prioridades e desejos para só depois definir como atuar de maneira clara e eficaz. Veja bem, um jovem universitário solteiro dificilmente terá interesse nos mesmos temas que um comerciante casado que já atua no mercado há mais de 10 anos, certo?
É justamente na etapa de pesquisa sobre o cliente que diversos detalhes são considerados, desde a idade, o gênero, a ocupação e estilo de vida até mesmo suas preferências de lazer e principais formas de entretenimento (sim, descobrir as séries favoritas dos seus clientes pode ser tão importante quanto descobrir sua idade), e são essas informações que vão basear todos os conteúdos produzidos.
É por isso que não existe uma fórmula para produzir bons conteúdos, afinal a tática para despertar o interesse do público será diferente para cada persona, assim como o tom de voz, os formatos e canais de veiculação, gatilhos mentais e muito mais.
Tudo isso é apenas uma pequena parte dos vários segmentos que englobam o universo do Marketing de Conteúdo, muita coisa acontece antes da mensagem chegar até o público final. Mas isso será temática para outras postagens. Bora continuar focando nos bastidores da produção de conteúdo.
Então, agora é só escrever?
“Me aprofundei na persona e já sei até o sabor do seu sorvete favorito, agora é só juntar as palavras e pronto, né?” Claro que não! Saber para quem você vai escrever ainda é bem diferente de saber o que escrever e como passar sua mensagem com eficiência.
É preciso ainda entender onde o cliente está para definir as palavras que despertarão interesse. Aqui o funil de vendas entra em cena, ele representa o caminho que as pessoas percorrem no processo de aquisição de algum produto ou serviço, desde o reconhecimento do problema (topo), passando pela identificação da solução que para esse problema (meio), até o profundo desejo de adquirir a solução para sanar o problema inicial (fundo). Entender em qual parte desse caminho sua persona está é essencial para definir o tom da abordagem estratégica.
Por exemplo: oferecer a promoção de um shampoo em barra para uma pessoa que está no topo do funil pode não ser efetivo, já que ela ainda não sabe porquê ele pode ser necessário. Por outro lado, criar um conteúdo que apresente os malefícios causados no meio ambiente pelo uso de shampoos em embalagens plásticas é uma ótima maneira de começar a guiar o cliente por essa jornada, até ele estar pronto para tomar uma decisão ao ver uma promoção de fundo de funil.
Outro ponto importante na construção de redações eficientes, é conhecer o poder (in)consciente dos CTAs. A sigla para “Call To Action” é usada no mundo do Marketing para se referir às frases de efeito que direcionam o cliente a alguma ação, atraindo, gerando interesse, envolvendo e, claro, dando aquele empurrãozinho na conversão das vendas.
Esse elemento deve estar diretamente ligado às etapas do funil de vendas, pois cada uma delas possui objetivos específicos e, portanto, ações textuais diferentes que incentivem o leitor a SABER MAIS, ENVIAR MENSAGEM ou até COMPRAR AGORA, respondendo a sua “chamada para ação”.
Se as ideias criativas para produzir conteúdo ainda não se encontraram, é hora de buscar mais referências. E olha, tudo o que nós consumimos de conteúdo serve como inspiração, seja relacionado a publicidade ou não, e ajuda a manter a nossa mente ativa e enriquece nosso repertório criativo.
E quando o assunto é se destacar aos olhos da persona, tudo aquilo que esteja dentro do universo de interesse dela, como a comunicação da marca favorita ou até os filmes, séries e memes do momento podem render bons insights para o seu conteúdo. Mas não é obrigatório entregar só o que ela gosta mais, o principal é passar uma mensagem que se destaque e entregue valor, por isso, solte a criatividade.
Mas e aí, produzir conteúdos publicitários pode ser fácil?
Como você pode perceber até aqui, essa é uma tarefa complexa. Antes de unir as palavras para formar uma ideia, é preciso compreender os princípios básicos e fundamentais da redação publicitária para identificar onde e como aplicar essas técnicas.
Ufa! Deu pra perceber que criar conteúdos relevantes vai muito além de simplesmente escrever, né? É uma jornada complexa, com algumas regras e sábios truques que fazem dessa uma atividade fascinante.
Se você chegou até aqui e gostou do que acabou de ler, continue acompanhando nossas publicações e fique por dentro de outras curiosidades do mundo do Marketing.