7 Tendências do marketing digital para você ficar de olho em 2023
Por Box Ideias em 22/02/23
Mesmo em um cenário de constantes mudanças como é o do marketing digital, existem tendências e previsões que você pode ficar de olho para agregar ao seu negócio e estar à frente da concorrência. E nesta postagem separamos 7 tópicos que, segundo o #TimeBox, é interessante focar ainda este ano, afinal, o investimento em marketing digital em 2023 será um fator super importante para aumentar a visibilidade, confiança e fidelização de clientes tanto quanto o crescimento das marcas.
Então vamos às tendências?!
- Conversational marketing
- Eventos híbridos
- Webinars
- Conteúdos personalizados
- Tiktok como mídia paga
- Gamificação como estrátegia
- Comunidades digitais
1. Conversational marketing
Com o WhatsApp sendo o App queridinho do Brasil, presente em 99% dos smartphones, nos acostumamos a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e até fazer compras por ele. Mas o que se tornou uma mão na roda na nossa rotina pode também significar para empresas acúmulo de mensagens, demora na resposta e clientes insatisfeitos.
E é aqui que entra o conversational marketing e a possibilidade de criar fluxos humanizados de conversas que reforçam vínculos entre empresas e clientes, e ajudam estes a resolverem dúvidas e problemas com agilidade e praticidade.
2. Eventos híbridos
Tá aí uma adaptação que surgiu durante a pandemia e que deve se consolidar este ano. Da mesma forma que o modelo de trabalho híbrido abriu novas possibilidades, os eventos híbridos, que combinam o presencial e os vídeos, passou a ser uma realidade, pois permite levar conteúdo e networking em um alcance muito maior do que antes.
3. Webinars
E como extensão do mundo híbrido, surgem as webinars, uma nova forma de levar conteúdo educativo para seu público e também gerar leads. Afinal, cada vez mais as pessoas têm preferido consumir vídeos ao invés de outros formatos.
4. Conteúdos personalizados
Com as ferramentas de automação fazendo cada vez mais parte das estratégias de marketing digital, não faz sentido enviar conteúdos e fazer ofertas que não tem nada a ver com o público. Por isso, criar jornadas e mensagens personalizadas é uma preocupação real que pode resultar não só na melhora e fidelização do relacionamento com o cliente, mas também em mais vendas.
5. TikTok como mídia paga
Não é de hoje que o TikTok vem mudando a forma do público consumir conteúdo online, fazendo os seus concorrentes se adaptarem para não perderem mercado. Sendo assim, chegou a hora de colocar uma grana na plataforma e aproveitar suas dinâmicas e recursos para aumentar o alcance e visibilidade da sua marca.
6. Gamificação como estratégia
Pesquisas mostram que 72,5% dos consumidores se sentem mais atraídos por marcas que promovem recompensas e diversão aos seus clientes. Ou seja, oferecer uma experiência divertida é uma ótima estratégia para alcançar atração e fidelização.
7. Comunidades digitais
Muito mais do que conectar indivíduos em uma rede social, é preciso engajá-los em um propósito claro e transformador, onde exista o sentimento de pertencimento, trocas e constante evolução. Essa é uma estratégia bastante eficiente quando o assunto é gerar humanização, diversidade e inclusão.
Dica Bônus: para se manter atual e relevante consuma conteúdos que te desafiem a crescer e pensar diferente. Acompanhar o Blog da Box é uma ótima maneira de se manter por dentro das principais novidades e dicas do marketing.