7 Tendências do marketing digital para você ficar de olho em 2023

Por Box Ideias em 22/02/23

Mesmo em um cenário de constantes mudanças como é o do marketing digital, existem tendências e previsões que você pode ficar de olho para agregar ao seu negócio e estar à frente da concorrência. E nesta postagem separamos 7 tópicos que, segundo o #TimeBox, é interessante focar ainda este ano, afinal, o investimento em marketing digital em 2023 será um fator super importante para aumentar a visibilidade, confiança e fidelização de clientes tanto quanto o crescimento das marcas. 

Então vamos às tendências?!

  1. Conversational marketing
  2. Eventos híbridos
  3. Webinars
  4. Conteúdos personalizados
  5. Tiktok como mídia paga
  6. Gamificação como estrátegia
  7. Comunidades digitais

1. Conversational marketing 

Com o WhatsApp sendo o App queridinho do Brasil, presente em 99% dos smartphones, nos acostumamos a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e até fazer compras por ele. Mas o que se tornou uma mão na roda na nossa rotina pode também significar para empresas acúmulo de mensagens, demora na resposta e clientes insatisfeitos.

E é aqui que entra o conversational marketing e a possibilidade de criar fluxos humanizados de conversas que reforçam vínculos entre empresas e clientes, e ajudam estes a resolverem dúvidas e problemas com agilidade e praticidade.

2. Eventos híbridos

Tá aí uma adaptação que surgiu durante a pandemia e que deve se consolidar este ano. Da mesma forma que o modelo de trabalho híbrido abriu novas possibilidades, os eventos híbridos, que combinam o presencial e os vídeos, passou a ser uma realidade, pois permite levar conteúdo e networking em um alcance muito maior do que antes. 

3. Webinars

E como extensão do mundo híbrido, surgem as webinars, uma nova forma de levar conteúdo educativo para seu público e também gerar leads. Afinal, cada vez mais as pessoas têm preferido consumir vídeos ao invés de outros formatos. 

4. Conteúdos personalizados 

Com as ferramentas de automação fazendo cada vez mais parte das estratégias de marketing digital, não faz sentido enviar conteúdos e fazer ofertas que não tem nada a ver com o público. Por isso, criar jornadas e mensagens personalizadas é uma preocupação real que pode resultar não só na melhora e fidelização do relacionamento com o cliente, mas também em mais vendas.

5. TikTok como mídia paga  

Não é de hoje que o TikTok vem mudando a forma do público consumir conteúdo online, fazendo os seus concorrentes se adaptarem para não perderem mercado. Sendo assim, chegou a hora de colocar uma grana na plataforma e aproveitar suas dinâmicas e recursos para aumentar o alcance e visibilidade da sua marca. 

6. Gamificação como estratégia

Pesquisas mostram que 72,5% dos consumidores se sentem mais atraídos por marcas que promovem recompensas e diversão aos seus clientes. Ou seja, oferecer uma experiência divertida é uma ótima estratégia para alcançar atração e fidelização.

7. Comunidades digitais 

Muito mais do que conectar indivíduos em uma rede social, é preciso engajá-los em um propósito claro e transformador, onde exista o sentimento de pertencimento, trocas e constante evolução. Essa é uma estratégia bastante eficiente quando o assunto é gerar humanização, diversidade e inclusão. 

Dica Bônus: para se manter atual e relevante consuma conteúdos que te desafiem a crescer e pensar diferente. Acompanhar o Blog da Box é uma ótima maneira de se manter por dentro das principais novidades e dicas do marketing. 

Veja também

A Importância das Datas Sazonais para Estratégias de E-commerce: Impulsionando Vendas e Engajamento

A Importância das Datas Sazonais para Estratégias de E-commerce: Impulsionando Vendas e Engajamento

Por Box Ideias em 12/07/23

No mundo acelerado do comércio eletrônico, as empresas estão constantemente buscando maneiras de aumentar as vendas e melhorar o...

Leia mais

Recursos VTEX para acelerar o crescimento do seu e-commerce

Por Box Ideias em 20/03/23

Se você trabalha com e-commerce já sabe que um gerenciamento bem-sucedido envolve muitas variáveis, desde a oferta até o...

Leia mais
Futuro vs IA: veja como a inteligência artificial está revolucionando o marketing digital

Futuro vs IA: veja como a inteligência artificial está revolucionando o marketing digital

Por Box Ideias em 14/03/23

Se você costuma navegar pelas redes sociais provavelmente já viu algo sobre inteligência artificial, ou IA para os íntimos....

Leia mais
Qualificação e mão na massa: conheça as certificações da Box Ideias

Qualificação e mão na massa: conheça as certificações da Box Ideias

Por Box Ideias em 02/02/23

Como profissionais estamos sempre procurando evoluir, crescer e aprender, não é mesmo? E aqui na Box Ideias não é...

Leia mais
E-commerce: o que esperar do setor em 2023

E-commerce: o que esperar do setor em 2023

Por Box Ideias em 30/12/22

Plantão Box Ideias informa: 2022 foi um ano com grandes movimentações no e-commerce, e em 2023 não será diferente....

Leia mais
Box Ideias: Anúncios em Realidade Aumentada com Meta ADS

Box Ideias: Anúncios em Realidade Aumentada com Meta ADS

Por Box Ideias em 08/12/22

Entre as últimas novidades que o Meta ADS disponibilizou para seus usuários, um lance muito legal são os novos...

Leia mais
Measurement 360: o que você precisa saber sobre o novo lançamento da Meta #CaixaDeRespostas

Measurement 360: o que você precisa saber sobre o novo lançamento da Meta #CaixaDeRespostas

Por Box Ideias em 09/11/22

Sim, mais uma novidade do tio Mark. Seria essa outra atualização para todo mundo correr para se adaptar? Calma,...

Leia mais
5 dicas para evitar problemas na Black Friday – Box Ideias

5 dicas para evitar problemas na Black Friday – Box Ideias

Por Box Ideias em 31/10/22

Um dos momentos mais aguardados do ano está chegando e não estamos falando do décimo terceiro: a Black Friday...

Leia mais
Email Marketing: história, termos e elementos básicos de uma campanha

Email Marketing: história, termos e elementos básicos de uma campanha

Por Box Ideias em 18/10/22

Verdade seja dita, existem dois tipos de pessoas no mundo: as que verificam todos os emails possíveis e amam...

Leia mais
Whatsapp