E-commerce: o que esperar do setor em 2023

Por Box Ideias em 30/12/22

Plantão Box Ideias informa: 2022 foi um ano com grandes movimentações no e-commerce, e em 2023 não será diferente. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostrou que 70% dos consumidores pretendem continuar comprando online, o que significa uma ótima oportunidade de expandir os negócios digitais. 

E pra você já ficar por dentro do que está por vir no setor, separamos 5 tendências que prometem agitar o comércio eletrônico e podem te render ótimos insights para ficar à frente da concorrência. 

Vamos lá?!

  1. Hybrid Shopping 
  2. Voice Commerce
  3. Content Commerce
  4. Social e Live Stream Commerce
  5. Inteligência Artificial e Big Data

Hybrid Shopping 

O e-commerce deve se tornar cada vez mais híbrido e interativo (alô, metaverso), com o conceito omnichannel como base, possibilitando deixar  a jornada de compra ainda mais personalizada e garantindo que as marcas possam estar presentes em todos os canais que seu público alvo costuma acessar.

Voice Commerce

A prática impulsionada pelo Google se tornará uma ótima ferramenta para otimizar a busca por voz. E não só isso, mas tudo que agiliza a comunicação e a compra devem ser fortes tendências entre os usuários, prova disso é a popularização dos podcasts, encaminhamento de áudios nos apps de mensagens como o WhatsApp e assistentes de voz como Siri e Alexa.

Content Commerce

Essa até os Simpsons poderiam prever: o conteúdo digital se conectando cada vez mais com o futuro do varejo, com memes viralizando e popularizando marcas e produtos ou itens esgotando após postagem de influenciadores. Os canais de conteúdo se tornam também canais de venda à medida que criadores passam a monetizar suas produções diretamente com a audiência. 

Social e Live Stream Commerce

Em total sincronia com a tendência anterior, a figura dos influenciadores digitais cada vez mais imersos no cenário do comércio digital, faz com que as redes sociais se consolidem como um grande canal de vendas online e em tempo real via streaming.

Inteligência Artificial e Big Data

Quem nunca foi só ver alguma coisinha lá no Instagram e acabou passando horas rolando o feed que atire a primeira pedra. E o motivo disso acontecer é bem simples: o algoritmo sabe do que gostamos e assim prende facilmente nossa atenção. No próximo ano, isso deve fazer cada vez mais parte também do comércio eletrônico, com marcas rastreando o comportamento do consumidor em seu site e proporcionando interações baseadas nessa experiência. Personalização é tudo! 

E assim encerramos o nosso plantão urgente para quem estava sem saber o que esperar de 2023, destacando 5 das principais tendências de e-commerce para o próximo ano. E para ficar por dentro de muito mais, siga acompanhando nossas redes sociais e blog

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