E-commerce: o que esperar do setor em 2023
Por Box Ideias em 30/12/22
Plantão Box Ideias informa: 2022 foi um ano com grandes movimentações no e-commerce, e em 2023 não será diferente. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostrou que 70% dos consumidores pretendem continuar comprando online, o que significa uma ótima oportunidade de expandir os negócios digitais.
E pra você já ficar por dentro do que está por vir no setor, separamos 5 tendências que prometem agitar o comércio eletrônico e podem te render ótimos insights para ficar à frente da concorrência.
Vamos lá?!
- Hybrid Shopping
- Voice Commerce
- Content Commerce
- Social e Live Stream Commerce
- Inteligência Artificial e Big Data
Hybrid Shopping
O e-commerce deve se tornar cada vez mais híbrido e interativo (alô, metaverso), com o conceito omnichannel como base, possibilitando deixar a jornada de compra ainda mais personalizada e garantindo que as marcas possam estar presentes em todos os canais que seu público alvo costuma acessar.
Voice Commerce
A prática impulsionada pelo Google se tornará uma ótima ferramenta para otimizar a busca por voz. E não só isso, mas tudo que agiliza a comunicação e a compra devem ser fortes tendências entre os usuários, prova disso é a popularização dos podcasts, encaminhamento de áudios nos apps de mensagens como o WhatsApp e assistentes de voz como Siri e Alexa.
Content Commerce
Essa até os Simpsons poderiam prever: o conteúdo digital se conectando cada vez mais com o futuro do varejo, com memes viralizando e popularizando marcas e produtos ou itens esgotando após postagem de influenciadores. Os canais de conteúdo se tornam também canais de venda à medida que criadores passam a monetizar suas produções diretamente com a audiência.
Social e Live Stream Commerce
Em total sincronia com a tendência anterior, a figura dos influenciadores digitais cada vez mais imersos no cenário do comércio digital, faz com que as redes sociais se consolidem como um grande canal de vendas online e em tempo real via streaming.
Inteligência Artificial e Big Data
Quem nunca foi só ver alguma coisinha lá no Instagram e acabou passando horas rolando o feed que atire a primeira pedra. E o motivo disso acontecer é bem simples: o algoritmo sabe do que gostamos e assim prende facilmente nossa atenção. No próximo ano, isso deve fazer cada vez mais parte também do comércio eletrônico, com marcas rastreando o comportamento do consumidor em seu site e proporcionando interações baseadas nessa experiência. Personalização é tudo!
E assim encerramos o nosso plantão urgente para quem estava sem saber o que esperar de 2023, destacando 5 das principais tendências de e-commerce para o próximo ano. E para ficar por dentro de muito mais, siga acompanhando nossas redes sociais e blog.