Futuro vs IA: veja como a inteligência artificial está revolucionando o marketing digital
Por Box Ideias em 14/03/23
Se você costuma navegar pelas redes sociais provavelmente já viu algo sobre inteligência artificial, ou IA para os íntimos. Pois é, a presença dessa tecnologia no nosso dia a dia deve ser cada vez mais comum, já que ela tem se tornado popular entre as empresas, ajudando a melhorar seus processos e resultados.
Em relação ao marketing digital, ela já tem desempenhado papéis muito importantes, auxiliando na otimização do desempenho das campanhas e elaboração de conteúdos.
O potencial da inteligência artificial é tão grande que ela pode ser utilizada inclusive para aumentar a lucratividade. Por meio da análise de dados, é possível detectar padrões e comportamentos que podem ser usados para criar campanhas mais eficazes, monitorar os hábitos de compra dos clientes e, com base nisso, criar campanhas publicitárias direcionadas para estimular as vendas.
Mas antes de mergulhar mais a fundo nos detalhes de usabilidade da inteligência artificial para o marketing digital, vamos primeiro entender exatamente o que ela é: a IA é simplesmente um ramo da computação que busca recriar a inteligência humana dentro de computadores e máquinas. Isso inclui as capacidades de aprendizado, raciocínio e tomada de decisão, atividades que normalmente realizamos como seres humanos.
“Então ela substitui o trabalho humano?”
A resposta é NÃO. Na verdade ela surge como um importante suporte para otimização de processos e resultados, como explica nossa Coordenadora de Marketing, Marina Couto:
“Acredito que o maior potencial da IA é alcançado quando unimos a inteligência artificial com a inteligência humana para termos o melhor dos dois mundos. A IA, como uma máquina treinada, será muito mais ágil em analisar grandes volumes de dados/imagens e identificar padrões, mas ainda é a inteligência humana que fará o refinamento das propostas, monitorando e adequando as individualidades de cada marca às estratégias.”
E como dissemos lá no começo, a inteligência artificial vem impactando significativamente o marketing digital. Muitas empresas estão usando essas ferramentas para criar conteúdo personalizado, automatizar tarefas manuais e melhorar o resultado de suas campanhas de marketing. Dá só uma olhada em outras possibilidades dessa tecnologia:
Geração de conteúdo personalizado
Esse fator é cada vez mais necessário nas estratégias de marketing, e com ajuda da IA as empresas podem criar conteúdos que sejam relevantes para cada usuário.
Automatização de tarefas manuais
A inteligência artificial está se tornando também uma importante aliada na automatização de tarefas manuais, desde a segmentação até a análise de dados. Isso dá às equipes de marketing mais tempo para se concentrar em outras questões importantes, como criar conteúdos e planejar ações de marketing mais eficazes.
Otimização de campanhas de marketing
Com a IA, as empresas podem otimizar suas estratégias com a análise de dados, identificando tendências, padrões e insights relevantes que podem ajudar a melhorar o desempenho das campanhas de marketing.
Melhoria da experiência do usuário
Além de tudo isso, essa tecnologia pode também ajudar empresas a melhorarem a experiência do usuário, através da entrega de conteúdo mais relevante e personalizado para o público.
E aí, deu para perceber que essa é uma novidade que veio para ficar, né? Por isso, não se assuste, será cada vez mais comum ver essa ferramenta fazendo parte da rotina de diversos profissionais e áreas, como já acontece nos EUA e Ásia enquanto aqui no Brasil, além da área de tecnologia e marketing digital, ela tem sido empregada principalmente em setores de atendimento ao cliente, eventos e saúde. Mas embora seja uma forte, e quase irreprimível, tendência, ainda teremos que superar alguns desafios até sua total implementação no mercado, tópicos relacionados a custos e investimentos, capacitação e competências técnicas, integração, estrutura e, claro, segurança, discussão diretamente conectada a privacidade de dados e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Ainda tem muita coisa pra acontecer antes das máquinas dominarem o mundo (será?), e a melhor forma de se preparar para usufruir dos potenciais da IA é conhecendo e utilizando cada vez mais esse recurso, então, uma dica: fique de olho nas nossas redes, porque esse tema é um dos nossos favoritos e vai ter sempre coisa boa saindo por aqui. Acompanhe nosso blog e até mais.