5 dicas para evitar problemas na Black Friday – Box Ideias

Por Box Ideias em 31/10/22

Um dos momentos mais aguardados do ano está chegando e não estamos falando do décimo terceiro: a Black Friday tá logo ali. Como uma das maiores oportunidades de compra e venda do mundo, essa data movimenta muita grana, promoções e, claro, problemas. Afinal, realizar uma campanha para esse evento tão grande não é fácil.

É por isso que resolvemos te adiantar 6 perrengues comuns que muitas campanhas de Black Friday acabam enfrentando e suas possíveis causas e soluções (se você está vendo esse texto durante a Black para solucionar problemas, boa sorte). Bora para os perrengues:

  1. Link de destino da campanha dando erro
  2. Preços dos produtos estão diferentes no site e na rede de shopping do Google
  3. Tomei block da Meta
  4. Estoque não aguentou as vendas
  5. Clientes não pagam boleto e produto fica “preso”

1. Link de destino da campanha dando erro (404)

Quando o usuário clica no link de um anúncio, email marketing ou qualquer tipo de criativo que faz parte da campanha, e a página de destino dá erro e não carrega (geralmente aparece o famoso 404).

Possível causa

O URL do site, que deveria ser o destino dos criativos, foi alterado após a campanha ter sido lançada sem a configuração de seu redirecionamento, e agora os links presentes nas peças estão “quebrados” – quando a página não pode mais ser encontrada ou já não existe mais.

Possíveis soluções

– Alteração do link nos criativos da campanha (menos indicado):

Verifique quais peças da campanha estão com um link quebrado e edite cada uma, inserindo o link certo e atualizado da(s) página(s) de destino correspondentes de cada criativo. Essa solução pode até ser simples, mas não é muito indicada pois há um grande risco da sua campanha entrar em fase de aprendizado novamente, o que te leva a perder uns 7 dias de ação.

– Observação: no caso de links errados em emails marketing, não tem muito o que fazer, até porque não é possível editar peças já disparadas para a base de mailing – considerando que o email sai do controle do remetente após seu envio.

Se isso aconteceu com você, o que sugerimos é disparar novos emails com o link certo e uma “errata”, enfatizando que agora está certo. Se a campanha está sendo feita em um fluxo de automação, edite o link dos emails para que os novos disparos sejam feitos com o destino certo.

– Redirecionamento de URL (mais indicado):

Usando uma ferramenta de redirecionamento de URLs, você consegue mudar o destino dos links errados da campanha para os links certos. Assim, ao clicar no endereço que estava quebrado, o usuário é redirecionado para o link certo: uma solução mais indicada por não necessitar de edição das peças da campanha.

Como evitar?

Existem erros que acontecem nos links que realmente podem estar fora de nosso controle (a internet é um universo doido, né?), mas podemos adotar algumas práticas para prevenir ao máximo a má experiência do usuário com os links da nossa campanha.

Revisar todos os criativos e seus destinos antes de realmente colocá-los para rodar, fazer o teste de todos os emails e seus links antes de dispará-los, estar sempre de olho no funcionamento das peças durante a ação e, no caso de agências e “eugências”, manter uma comunicação constante com o cliente para evitar a alteração de links no site da empresa sem aviso prévio. Essas dicas vão te ajudar a evitar esse tipo de perrengue!

2. Preços dos produtos estão diferentes no site e na rede de shopping do Google

Você configurou um novo preço em alguns (ou em todos) os produtos do site e, ao verificar a rede de shopping do Google, percebeu que eles ainda não foram atualizados lá, apesar de estar tudo certo no e-commerce.

Possível causa

Na maioria das vezes, isso acontece quando a integração do e-commerce com o Google Merchant Center (serviço que leva as informações do site para o Google) é feita via XML. Por que?

Basicamente, o Google realiza uma varredura nos sites uma vez por dia para atualizar a base de informações que ele possui sobre eles e você escolhe um horário padrão. Assim, não importa o momento em que os preços dos produtos foram alterados no e-commerce: eles apenas serão atualizados na rede de shopping do Google quando ele realizar a varredura no horário estipulado e coletar as novas informações.

Exemplo prático: se o horário de varredura padrão foi escolhido para meia noite todo dia e o site entrar em promoção às seis horas da manhã, a última informação que o Google vai ter dos produtos será da varredura feita meia noite, quando eles ainda não estavam com os descontos. Resultado: preços diferentes no site e no Google.

Possíveis soluções

– Reprocessar o feed (menos indicado):

Acesse seu feed dentro do Google Merchant Center para reprocessá-lo e enviar as novas informações ao Google,“forçando” uma varredura no site. Simples, efetiva mas não duradoura, essa solução não é tão indicada pois será preciso realizar um novo reprocessamento do feed toda vez que essa situação se repetir.

– Realizar a integração do e-commerce via API (mais indicado):

Dentro do seu e-commerce, troque a integração com o Google Merchant Center de XML para API. Um pouco mais complicada, mas efetiva e duradoura. Essa solução é mais indicada pois, com a integração via API, o site e o Google estarão conectados em tempo real, em constante troca de informações. Assim, toda vez que algo é alterado no e-commerce, a informação é repassada para a rede de shopping no mesmo instante e de forma automática, sem necessidade de reprocessamento de feed.

Como evitar?

Essa é fácil: realize a troca de XML para API antes da Black Friday. ; )

3. Tomei block da Meta

Um ou mais anúncios da campanha de Black Friday foram bloqueados, ou pior: a sua conta que gerencia os criativos tomou block e agora tudo foi pausado.

Possível causa

O motivo principal e mais comum para esse tipo de perrengue é a violação das diretrizes e políticas de anúncios do Meta.

Possível solução

Infelizmente, não há muito o que fazer nesse caso, além de elaborar criativos diferentes para adicionar na campanha que teve alguns anúncios parados ou o contato com o suporte do Facebook para esperar a liberação da conta gerenciadora. Porém, o mais indicado é se preparar para esse tipo de problema (acredite, ele é muito mais comum do que pensamos e queríamos) .

Como evitar

O cuidado mais óbvio, claro, é ser muito cauteloso na criação dos anúncios, buscando sempre seguir todas as diretrizes estabelecidas pela Meta. Mas, mesmo assim, esse perrengue pode acontecer com as melhores campanhas. Então:

– Tenha sempre variações extras dos criativos da campanha já prontas para usar no lugar daqueles que tomarem block (cuide para que a variação realmente seja diferente);

– Tenha sempre uma conta de gerenciamento de anúncios extra para usar caso o bloqueio alcance todo o seu Gerenciador de Anúncios.

Precaução nunca é demais quando o assunto é anúncio no Meta, né tio Mark.

4. Estoque não aguentou as vendas

Não houve um planejamento de compra de mercadoria e a alta das vendas na Black Friday foi muita areia para o caminhãozinho do estoque. Agora, consumidores estão reclamando da falta de disponibilidade dos produtos no site, né?

Possível causa

Certamente a falta de planejamento ou uma ascensão de compras muito maior que a esperada/calculada são as principais causas desse perrengue.

Possíveis soluções

– Criar estoque virtual:

Disponibilizar no site uma quantidade de um produto que está indisponível no estoque físico pode ser uma solução efetiva caso sejam tomadas medidas rápidas de reposição, comunicando previamente os usuários que realizarem sua compra a respeito do possível atraso da entrega (já que a mercadoria está sendo reposta).

É preciso apenas ter muito cuidado com esse tipo de oferta, usando essa solução apenas se for garantido que o estoque físico será reposto enquanto novas compras são realizadas no estoque virtual.

– Oferecer produtos relacionados:

Ao perceber que o estoque de um produto bastante procurado acabou durante a Black Friday, sem previsão de reposição, é possível oferecer outros produtos aos usuários que despertarem interesse nele de acordo com as características da mercadoria.

As vezes, é possível substituir itens por outros, ou aproveitar a oportunidade para promover produtos da mesma coleção ou parecidos com um preço atraente, convidando o consumidor a experimentar uma outra opção.

Como evitar?

Planejamento e estoque reserva são essenciais: não deixe para organizar a Black de última hora!

5. Clientes não pagam boleto e produto fica “preso”

É comum oferecer a opção de pagamento dos produtos em boletos, mas infelizmente também é comum o não pagamento pelos clientes após a finalização da compra no site, principalmente durante a Black Friday. Isso faz com que a unidade do produto fique indisponível no e-commerce, esperando o pagamento, enquanto poderia ser vendida para outro cliente (que pode até desejar pagar no cartão).

Possível causa

Malandragem do cliente ou simplesmente o esquecimento da compra (sim, acontece, ainda mais nessa época cheia de compras por impulso).

Possível solução

Para esse perrengue existe mais precaução do que solução, até porque não tem muito o que fazer a não ser esperar a boa vontade do cliente em pagar ou cancelar a compra, ou o vencimento do boleto.

Porém, uma estratégia que pode funcionar é oferecer um cupom de desconto específico para essas compras “paradas”, incentivando o pagamento da aquisição e evitando a paralisação da unidade no estoque por muito tempo. Ou, se preferir, é possível manter apenas a condição de pagamento via pix, estimulando ainda mais a compra instantânea dos produtos escolhidos.

Como evitar?

Durante o planejamento das promoções e campanhas da Black Friday, analise os produtos que mais têm chances de serem comprados por impulso (como aqueles que não possuem um preço muito elevado) ou que são mais propensos à desistências após a finalização da compra, e simplesmente tire a opção de pagamento por boleto durante a ação – se for viável no caso do seu negócio, claro.

Calcular se as formas de pagamento dos itens que entrarão em promoção são realmente efetivas pode evitar alguns perrengues durante a Black.

E aí, tá preparado para a Black Friday? A gente já tá no clima pra vender muito (e comprar também, claro, publicitário faz mas também espera as campanhas de desconto). Continue acompanhando a Box pelas redes sociais e por aqui em nosso blog, tem bastante coisa boa chegando aí!

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